Os beneficiários que por acaso tiveram o beneficio suspenso ou cessado por conta da não realização da Prova de Vida, agora podem fazer a comprovação pelo site ou aplicativo do Meu INSS.
Segundo o DATAPREV, para ter acesso nessa modalidade de comprovação de vida, é preciso que o segurado tenha a sua biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Detran). Deste modo, caso o beneficiário não possua esse cadastro, ainda é preciso realizar o procedimento no banco.
Essa nova funcionalidade já encontra-se disponível para esses grupos que já tenham sua biometria cadastrada no TSE ( Tribunal Superior Eleitoral).
Com isso, basta acessar o aplicativo do Meu INSS e seguir o passo a passo para realização da Prova de Vida Digital. Após a realização do procedimento o segurado terá a reativação do seu benefício na hora.
Essa medida da realização da prova de vida por validação social veio com intuito de diminuir os números de beneficiários nas filas do banco, podendo realizar o procedimento com segurança na sua própria casa.
A prova de vida é feita pelo segurado a cada 12 meses para comprovação que ele está vivo. Esse procedimento é obrigatório para que o benefício continue sendo pago.
Quem deixar de fazer a prova de vida pode ter seu benefício suspenso ou até mesmo cessado. Então não se esqueça de fazer sua prova de vida!